Bancos passam a oferecer a opção Pix Automático para clientes a partir desta segunda-feira

A ferramenta permite que o usuário autorize pagamentos periódicos a empresas e prestadores de serviços, facilitando a forma de transação

O pix é uma modalidade que tem sido cada vez mais utilizada pelos brasileiros, e diante dessa realidade, várias empresas e instituições estão passando a adotar esse sistema de transação como uma das principais ferramentas. A partir desta segunda-feira (16), os bancos passaram a contar com o sistema de Pix Automático, que é apontado como uma ferramenta que pode substituir o débito automático e os boletos.

A ferramenta permite que o usuário autorize pagamentos periódicos a empresas e prestadores de serviços, facilitando a forma de transação. O cliente autoriza uma única vez, e os débitos passam a acontecer de forma automática na conta do pagador.

Cabe destacar que algumas instituições já utilizavam esse recurso, como é o caso do Banco do Brasil, que disponibilizou a ferramenta para todos os clientes desde o fim de maio de 2025, mas a maior parte das instituições financeiras, no entanto, só começaram a oferecer o serviço nesta segunda.

Imagem Banco_do_Brasil
Banco do Brasil - Foto: Giovanni Nobile - Assessoria de Imprensa BB

O objetivo do novo sistema é beneficiar as empresas e os consumidores. Segundo um levantamento do Banco Central (BC), o débito automático beneficiará até 60 milhões de brasileiros sem cartão de crédito.

A nova tecnologia levará facilidades para as empresas com relação à cobrança ao simplificar a adesão da cobrança automática, enquanto os consumidores ganham mais facilidade na hora de fazer um pagamento. Cabe destacar que esse meio só pode ser usado se houver convênio com cada um dos bancos. Com o Pix automático, basta para a empresa ou o MEI pedir a adesão ao banco onde tem conta. A partir desse momento, a nova ferramenta já poderá ser usada.

Imagem Pix_dinheiro
Pix ao lado de notas de dinheiro - Foto: Luh Fiuza/Metrópoles

Funcionamento do Pix Automático 

A nova tecnologia funciona a partir do momento em que uma determinada empresa envia pedido de autorização de Pix automático a um cliente. No aplicativo do banco ou instituição financeira, o cliente acessa a opção Pix automático”. Depois, o usuário será levado para a próxima etapa, onde deve ler e aceitar os termos da operação. O próximo passo é definir a periodicidade da cobrança, o valor (fixo ou variável) e o limite máximo por transação.

A partir do momento em que o cliente aderir ao sistema, começarão a acontecer os débitos automaticamente. Cabe destacar também que a cobrança pode ser feita 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive em feriados. O usuário pode cancelar autorização e ajustar valores e periodicidade a qualquer momento. Também é importante destacar que o Pix automático só é válido para pessoas físicas como pagadoras e empresas ou prestadores de serviços como cobradores. Já o pagamento periódico entre pessoas físicas, como mesadas ou salários de trabalhadores domésticos, acontece por meio de outra modalidade. É possível pagar várias contas com o Pix automático, como a tarifa de energia, água, mensalidade de escolas e academias, entre outras opções.

Comentário sobre o Pix Automático

Você também pode gostar de ler 👇🏻

Instagram restringe opção de saber quem são os seguidores dos usuários e quem eles seguem

Em 02/06/2025 às 10h39 - Atualizado em 02/06/2025 às 10h47